Criação de Logo – Dicas para criar um logo de impacto para sua empresa

Twitter_logo_blue

Twitter/Divulgação

A maçã da Apple, o passarinho do Twitter, o “m” do McDonalds. Marcas de sucesso são reconhecidas às distancia por seus logos. Confira, a seguir, dicas para criar um logo de impacto para o seu negócio:

Conheça seu negócio

Autoconhecimento é a chave para criar um logo de sucesso para uma empresa. O empreendedor deve ter claro quais são seus diferenciais e como ele quer se apresentar ao mercado para que isso possa ser traduzido na sua marca. “Na fase inicial do negócio, é comum o empreendedor ficar muito focado no produto e esquecer-se de olhar o mercado. Por isso, ele acaba não tendo uma visão muito clara de quem é a sua empresa”.

Conheça seu publico

Para poder transmitir a imagem mais adequada do seu negócio, o empreendedor deve saber quem é o seu cliente e o que ele quer. É impossível agradar todos os clientes’ ao mesmo tempo”. Conhecer bem o cliente significa saber quais são os seus hábitos, o que ele consome e o que ele almeja. “Definir seu público simplesmente como ‘classe A’ ou ´classe C´ é muito vago. Tente ir mais fundo. ‘Jovens de classe A, descolados, que gostam de ir à praia e viajar’ é uma definição mais útil”.

Analise a sua concorrência

Entender como os concorrentes estão se apresentando também é fundamental para decidir como posicionar-se em relação a eles. É preciso entender qual é a tendência para pode segui-la ou mesmo ir de encontro a ela.

Mostre a sua personalidade

A marca deve refletir a personalidade do seu negócio. Você quer vender uma imagem forte ou delicada? Feminina ou masculina? Clássica ou moderna? Estes atributos farão com que o público se identifique (ou não) com o seu negócio. Para um escritório especializado em direito tributário, por exemplo, uma fonte mais séria é importante para passar credibilidade.

Fique atento às cores

As cores do logo também são importantes aliadas para associar ideias à sua marca, por isso não as escolha ao acaso. Amarelo remete a juventude, verde a crescimento, azul seriedade. Essas interpretações variam conforme o contexto cultural.

Fuja dos modismos

Observar as tendências é importante, mas evite moldar seu logo apenas de acordo com a onda do momento. Um tempo atrás, o arco estava em todas as marcas possíveis. Com a web 2.0, brilho, volume e um retângulo arredondado em volta do logo viraram moda. Quem adere aos modismos, corre o risco de ficar com uma marca parada no tempo. Isso pode acarretar custos no futuro para remodelar tudo, adverte o especialista.

Texto:  EXAME.com

Compartilhe este Post